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Arquitetos: ENDO SHOJIRO DESIGN, td-Atelier
- Área: 143 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Matsumura Kohei
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Fabricantes: DN Lighting, HOSHIZAKI, LIXIL , Maruzen, Mizunohana, Rinnai, Yamada Ironwork
“KAWAMICHIYA" é um restaurante de sobá em Quioto com uma história de mais de 300 anos. Para seu novo estabelecimento renovamos uma casa com 110 anos no centro da cidade que, originalmente, parecia ter um desenho arquitetônico elaborado, mas várias modificações foram feitas e esse desenho foi ocultado ou destruído. Nesse sentido, tentamos restaurar os elementos originais da edificação, como janelas e salas ocultas ou perdidas, e adicioná-los a novas geometrias para revivê-los como um novo espaço.
Acreditamos que os elementos da casa possuem uma espécie de "densidade de existência", por isso, ponderamos quais novas partes de construção deveriam ser mescladas ali. Como resultado, diversos materiais foram adotados. Na nova arquitetura, os materiais tradicionais da casa, que haviam perdido seus significados e funções originais, foram revividos como novos elementos. A TOKONOMA é uma prateleira de exposição, e as portas de madeira e as telas shoji não são acessórios, mas servem como paredes e divisórias.
Posicionamos a cozinha no centro. Os visitantes irão vivenciar diversas sequências antes de chegar a cada mesa. Além disso, ao definir a altura do piso de 100 a 300 mm, é possível tirar os sapatos para entrar na sala, sentar em uma cadeira ou sentar no chão sem se sentir desconfortável. Controlamos a linha de visão para o público, o jardim e a rua através da altura de cada andar. Como resultado, cria-se um elemento original da casa que é ao mesmo tempo antigo e novo, e um projeto que funde os dois tempos, com uma arquitetura ambígua.
O sobá é consumido no Japão desde tempos antigos. Dizem que era uma comida rápida a qual as pessoas podiam comer facilmente, mas também era um item de luxo apresentado ao Shogun. Seguindo a história do sobá, projetamos um restaurante que é como um espaço de jantar comum e também um local luxuoso. Queremos que o maior número possível de pessoas desfrute da experiência de conhecer o restaurante.